tempo gelado

VÍDEO: Santa Maria tem geada e amanhecer mais frio do ano nesta sexta

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Campos no distrito da Boca do Monte ficaram brancos com a geada desta sexta-feira

A manhã de sexta-feira foi de frio recorde e de primeira geada mais intensa de 2020 em Santa Maria. Às 7h, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou a mínima de 0,2°C na cidade. No interior, os campos começaram o dia brancos pelo fenômeno climático. A região não teve temperaturas abaixo de zero, mas termômetros em São Gabriel e Tupanciretã marcaram 0°C, conforme o Inmet. Geada também foi registrada em diversos municípios da Região Central.


TEMPERATURAS MÍNIMAS NA REGIÃO

  • Caçapava do Sul - 2,9ºC
  • Cruz Alta - 0,2ºC
  • Santa Maria - 0,2ºC
  • São Gabriel - 0ºC
  • São Vicente do Sul - 1,3ºC
  • Tupanciretã - 0ºC

O sol nem havia surgido por cima das montanhas no Distrito da Boca do Monte, mas já era possível observar a formação de geada nos campos e beira de estradas. Nos automóveis que passaram a noite estacionados ao relento, o gelo cobriu os vidros. Poucas pessoas se arriscaram a sair de casa neste horário. Às 7h, o aposentado João Bordin, de 60 anos, aguardava o ônibus para Santa Maria, onde tinha um compromisso, em uma parada na Boca do Monte. Ele acordou às 6h, tomou um café para esquentar e se agasalhou para encarar o frio.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Campos na Boca do Monte estavam congelados antes mesmo do nascer do sol

- Uso bastante roupa. Tem que estar bem agasalhado, de máscara também para se proteger - conta Bordin, que diz já estar acostumado com as baixas temperaturas.

Com o frio, os dormentes de madeira do trilho do trem também congelaram e ficaram escorregadios. Com o nascer do sol, por volta de 7h30min, a geada ficou mais evidente, e o reflexo da luz solar nos campos congelados, combinados com o vapor de água e a neblina concentrados em alguns pontos mais baixos, geraram belas paisagens.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Quem saiu de casa precisou se agasalhar

Nas margens da BR-287, entre Santa Maria e São Pedro do Sul, a geada foi intensa e cobriu grande parte da vegetação rasteira, dificultando a vida do gado e de cavalos que tentavam pastar no local. O gelo se acumulou até mesmo no arame e postes das cercas em locais mais baixos.

Por volta de 8h, o céu estava limpo e o sol mais alto. Os raios solares contrastaram com a forte neblina formada nas proximidades do Arroio Cadena. Dentro da cidade, também foi possível observar geada, porém com menos intensidade, em canteiros, beira de estradas e gramados.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Geada foi intensa em alguns pontos

Por ali, a aposentada Maria Gabriela dos Santos, de 80 anos, aguardava o ônibus em uma parada na Rua Irmã Dulce, próximo a um shopping. Ela não costuma sair no frio pela manhã, mas teve que abrir um exceção nesta sexta-feira.

- Eu normalmente fico bem deitada embaixo das cobertas, levanto pelas 8h, 9h. Mas hoje tive que sair, e aí levantei às 6h e pouco. Tenho que ir buscar remédio, não tem ninguém que pode ir buscar por mim - explica.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Contraste entre sol e neblina gerou belas paisagens

Com ela, na mesma parada, estava Ana Maria Toniolo, de 53. As duas conversavam enquanto aguardavam a condução. Ana Maria diz preferir o inverno ao verão e, pela manhã, teve fogo no fogão da casa para aquecer o ambiente.

- Eu gosto de levantar cedo, mesmo assim no frio. Tenho que trabalhar, não tem muito o que fazer. Tenho que agilizar as coisas em casa para depois sair - conta. Ela acorda todos os dias, às 6h, e garante que o frio desta sexta-feira foi o mais intenso do ano até agora.

Como o passar do tempo e a presença do sol, a temperatura e a sensação térmica começaram a subir. Às 9h, o Inmet registrava 4,4°C na cidade. No Distrito de Arroio Grande, às 8h30min, apesar da neblina ainda permanecer em alguns pontos isolados, a geada já começava a sumir, restando apenas em locais com sombra.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Campo de futebol tomado pela geada no Distrito de Arroio Grande

Conforme a Somar Meteorologia, a temperatura em Santa Maria durante a tarde não deve passar dos 13°C. No sábado, a geada e as temperaturas próximas de zero devem se repetir.

GEADA

A meteorologista Patrícia Vieira, da Somar Meteorologia, explica que a geada é um processo em que a água, em estado de vapor, passa pela sublimação. Ou seja, o vapor d'água se solidifica na forma de microcristais de gelo, que vão se depositar sobre as superfícies - folhas, caules, etc. Por isso, explica a meteorologista, a geada não é o congelamento da água que está nas plantas, mas sim da água que está no ar. Para que isso ocorra, uma série de condições de tempo precisam acontecer ao mesmo tempo: baixas temperaturas, alta pressão atmosférica, nenhuma nuvem no céu e muita umidade no ar.

Rua Riachuelo tem bloqueio total a partir deste sábado

As baixas temperaturas são importantes para que o fenômeno ocorra, mas nem sempre os termômetros precisam atingir os 0ºC, ou registrar temperaturas negativas, para que a geada se forme. Isso porque os termômetros dos institutos de meteorologia estão posicionados a uma altura de 1,5 metros do chão, afirma Patrícia. Nessa posição, as mínimas registradas podem ser diferentes da temperatura próximo ao solo.

- Se a gente tem temperaturas de 3ºC a 1,5m do chão, numa manhã com condições favoráveis, já se pode ter geada, porque se assume que próximo ao solo a temperatura é de 0ºC. Então, existem situações em que tem geada com valores um pouco mais altos do que isso, assim como há ocasiões em que temos temperaturas negativas e não se forma geada - explica a meteorologista.

*colaboraram Felipe Backes, Chaiane Appelt e Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Motorista fica ferido após colisão com carreta na BR-158

Próximo

Rua Riachuelo tem bloqueio total a partir deste sábado

Geral